terça-feira, 7 de maio de 2013

Inicia o Curso de Extensão "Alfabetização Política"

Nesta segunda-feira (06) foram iniciados os trabalhos do Curso de Extensão “Alfabetização Política: Fundamentos epistemológicos e suas aplicações no contexto escolar”, ministrado pela professora Dra. Terezinha Lindino e pela advogada Bárbara Lúcia Almeida. O curso tem por objetivo levar para os acadêmicos de Letras conhecimentos do contexto histórico da política educacional brasileira e reflexões sobre as leis que regem a escola. No primeiro encontro, o tema abordado foi “A educação e suas relações socioeconômicas políticas e culturais”, que discutiu as transformações políticas nacionais e como essas modificam as ações e os papéis nas relações professor-aluno dentro do ambiente escolar.

Em entrevista, a profª Dra. Terezinha Lindino apontou suas expectativas em relação ao curso: “A expectativa é que se desenvolva (ou aprimore) uma tomada de consciência da responsabilidade que cada agente social (direção, professores, alunos e pais) tem no processo de ensino brasileiro; bem como, que se estabeleça uma discussão e uma reflexão sobre cidadania e a sua aplicação nos processos de ensino. Como isso, pretendemos revigorar as discussões políticas tão presentes em nosso cotidiano.”

Ainda em entrevista, quando questionada sobre qual é o objetivo central do curso a professora afirmou que  “como o curso de Letras não tem em sua grade curricular a disciplina Politicas da Educação (tão necessária nos dias atuais), o presente curso tem a finalidade de promover a identificação, a discussão e a interpretação das relações de poder que se estabelecem entre Estado e sociedade no Brasil e as influências da educação na consolidação dessas relações. Para tanto, ele intenta identificar aos principais programas distritais e federais reveladores das políticas públicas de educação no Brasil; interpretar as bases formal, legal e administrativa que estruturam o sistema educacional brasileiro em seus diferentes níveis; e compreender os fundamentos da gestão escolar, em sua relação com o todo social e com a prática pedagógica.”

O curso é realizado às segundas-feiras, das 14h00min às 17h00min, na sala 50 (no bloco de Letras e Direito), e tem seu encerramento previsto para dia 29 de julho. Ao final do curso, cada participante receberá um certificado de conclusão de 36 horas.   

Acadêmicos de Letras participam do Curso de Extensão "Alfabetização Política: fundamentos epistemológicos e  suas aplicações no contexto escolar", ministrado pela professora Dra. Terezinha Lindino e pela advogada Bárbara Lúcia Almeida.

2 comentários:

Gostou de alguma coisa? Quer copiar parte de um texto ou texto inteiro? Clique e saiba como fazer: