sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Trabalho da Unioeste recebe prêmio em Seminário de Extensão

O projeto de extensão “Lendo e escrevendo na Casa Lar”, coordenado pela professora Terezinha Corrêa Lindino, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi premiado no encerramento do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), realizado nesta semana (05 a 07), em Florianópolis, Santa Catarina.
O trabalho, que recebeu o prêmio de melhor apresentação oral na área temática de educação, foi apresentado pela professora Terezinha Corrêa Lindino e pelo acadêmico do 3º ano do curso de Letras, Leomir Bruch. O projeto que originou esta apresentação é desenvolvido na Casa Lar, uma instituição para crianças desabrigadas em Marechal Cândido Rondon.


Professora Terezinha Lindino e o acadêmico Leomir Bruch durante a comunicação
O projeto conta com uma equipe multidisciplinar, composta por três professores, dois profissionais de Pedagogia do Núcleo de Estudos dos Direitos e Deveres da Criança e da Juventude (Neddij) e nove alunos de graduação. Faz parte de uma parceria do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (Gepefop) e do Neddij.
“O objetivo do projeto é conhecer as necessidades e dificuldades das crianças da Casa Lar e ver como podemos contribuir para ajuda-las”, explica a professora Lindino. Implantado em 2011, o projeto atende todas as crianças da instituição. As atividades são desenvolvidas aos sábados, com atendimento individualizado de acordo com a idade. São realizados jogos, atividades educacionais para alfabetização e desenvolvimento psicomotor para as crianças mais novas, além de atividades complementares, como por exemplo, yoga.


Professora Terezinha Lindino durante a premiação.
Para o acadêmico Leomir Bruch, este projeto é uma oportunidade especial tanto para os acadêmicos e docentes envolvidos, quanto para as crianças que vivem na Casa. “As ações lá desenvolvidas resultam em trocas de experiências acadêmicas e pessoais enriquecedoras, mas os principais resultados do projeto são os vínculos afetivos que desenvolvemos com as crianças”, afirma ele.
Para a professora Terezinha Lindino, receber este prêmio no Seurs “é uma maravilha, já que veio por mérito, pela relevância social do projeto”. De acordo com ela, é também um ânimo e incentivo para toda equipe. “Sabemos que os resultados não são imediatos, mas, essencialmente vemos neste tipo de ação a transformação não só nas crianças, mas dos nossos acadêmicos e dos professores envolvidos. É uma mudança de perspectiva e de atitude das pessoas”, enfatiza Lindino.

Participação da Unioeste
O Seminário de Extensão Universitária da Região Sul contou com 297 apresentações orais de projetos, 17 minicursos, 49 oficinas, apresentações artísticas e culturais, além da visita a 20 estandes institucionais. Foram aproximadamente 1,1 mil participantes de 23 instituições públicas de ensino superior dos três estados do Sul do País.
A participação da Unioeste foi expressiva. A delegação, composta por 40 pessoas, foi responsável pela apresentação de 16 comunicações orais, três oficinas, um minicurso e uma atividade cultural. “A Unioeste é sempre muito presente neste evento, a sua atuação tem sido bastante elogiada pelas outras universidades. Há a busca de nova fundamentação, novas maneiras de fazer extensão, que auxilia no crescimento da extensão na Unioeste e orienta outros parâmetros diferentes daqueles que desenvolvemos”, avalia o pró-reitor de Extensão, Gilmar Baumgartner.
Neste evento realiza-se o intercâmbio de experiências de extensão entre as universidades do Sul do Brasil, que possibilita discussões e trocas de experiências que aproximam a universidade e a sociedade. A importância da extensão universitária foi ressaltada na palestra de abertura, pelo professor Markus Vinícius Nahas, ao afirmar que este “é o elo que permite a sociedade encontrar uma forma com baixo custo ou custo nenhum para receber informação, saúde e cultura”.


Delegação da UNIOESTE na noite de abertura do evento, na UFSC
O Seurs congrega todas as universidades em um só local, onde são apresentadas todas as atividades de extensão selecionadas em seus seminários regionais. É um momento de extrema importância, ao mesmo tempo em que a Unioeste apresenta seus trabalhos selecionados, tem contato com as atividades de outras instituições. “Há um estreitamento dos contatos, nossos professores e alunos têm a oportunidade de conhecer a realidade de outras universidades”, observa o pró-reitor de Extensão, professor Gilmar Baumgartner.

Fonte: Central de Notícias da UNIOESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou de alguma coisa? Quer copiar parte de um texto ou texto inteiro? Clique e saiba como fazer: