- Explicação sobre a sede do C.A.L.;
- Esclarecimento sobre representação acadêmica na comissão eleitoral da eleição do Colegiado;
- Eleição dos novos representantes discentes do CCHEL e do Colegiado;
- Prestação de contas da gestão 2012;
- Formação da comissão eleitoral para eleição da nova diretoria do C.A.L.
Para dar início às atividades, abriu-se o espaço para inclusão de pauta. O acadêmico Leomir Bruch solicitou a inclusão da divulgação do XV EREL e dos esclarecimentos sobre o processo de requerimento de ônibus para uma atividade no Teatro Municipal de Toledo. Colocado em apreciação, os presentes votaram a favor da inclusão das pautas, que foram comunicadas ao final da Assembleia.
Seguindo as ordens do dia, a coordenadora geral do C.A.L., Luciana Bonfim, realizou os esclarecimentos acerca da falta de sede da entidade. Segundo a mesma, o diretor do campus, em campanha para sua eleição, prometeu sede a todas as entidades, desde Centros Acadêmicos até empresas juniores, porém, em reunião com a diretoria do C.A.L., o diretor afirmou que a Universidade não possui mais espaço físico, logo, o Centro continua sem endereço e espaço físico para realização de reuniões (que ocorrem nos corredores), arquivamento de documentos e instalação da Biblioteca do C.A.L., que se encontra na casa de diretores da entidade.
O segundo ponto de pauta previa o esclarecimento sobre a escolha do representante discente na comissão eleitoral da eleição do Colegiado, que foi realizada em reunião interna da diretoria do Centro Acadêmico uma semana antes da Assembleia, já que a data para indicação do representante era muito curta. Assim, por indicação da diretoria, a acadêmica do quatro ano e Secretária Geral do C.A.L., Daiane Maria Pagnoncelli integra a comissão eleitoral para escolha do novo coordenador do Colegiado de Letras. Lembrando que a eleição será na sexta-feira, dia 05 de abril!
Dando continuidade, abriu-se as inscrições para representantes discentes do CCHEL (Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras) e do Colegiado. Tendo apenas direito a um representante no CCHEL e dois nomes, a coordenadora do C.A.L. encaminhou a votação; com 31 votos, o acadêmico Edson Uilliam Roesler (1º ano) representará os discentes de Letras no CCHEL. Em seguida, oito acadêmicos se inscreveram para representante do Colegiado, sendo apenas sete vagas. Decidiu-se então que a última acadêmica inscrita, Morgana Sthéfany Manfrói (1º ano), ficasse como suplente e que os sete representantes fossem: Felipe Grespan Rettore (1º ano), Christian Costa (2º ano), Amanda Perin Nonose (3º ano), Aline Luane Fantinel (3º ano), Tatiane Caroline de Boita (3º ano), Leomir Bruch (3º ano) e Daiane Souza (4º ano).
O quarto ponto de pauta da noite foi destinado a prestação de contas da gestão "De Letras e palavras: o C.A. mostra a cara" (2012-2013), que ficou por conta da tesoureira Amanda Perin Nonose. O Centro Acadêmico fecha esta gestão com o saldo de R$ 433,85 credor.
Encerrando as atividades da atual gestão do Centro Acadêmico, foi eleita a comissão eleitoral que ficará responsável pela eleição da diretoria do C.A.L. de maio de 2013 a maio de 2014. A comissão é formada pelos acadêmicos Cleriston Santos (1º ano), Daiane Souza (4º ano) e Mônica Fagundes (2º ano).
Por fim, o acadêmico Leomir Bruch realizou as comunicações inclusas na pauta. Em primeiro lugar, fez o convite aos acadêmicos interessados em participar do XV Encontro Nacional dos Estudantes de Letras (EREL) da Região Sudeste, a se realizar entre os dias 30 de maio e 02 de junho, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que terá como temática "Letras em trans-ito: existem limites para a linguagem?". Para concluir, esclareceu a todos a real situação do transporte da Universidade: o único transporte disponível no campus é um microônibus, com capacidade para 25 pessoas, sendo que todas as salas de aulas contam, em média, com mais de 30 alunos por sala. Além disso, o transporte é apenas cedido para atividades práticas e aulas teóricas fora do campus. Por estas razões não foi autorizado o empréstimo do transporte para os acadêmicos do terceiro ano que assistiriam a peça de teatro "O Andante", de Elias Andreato, no Teatro Municipal de Toledo, promovida pelo Ministério da Cultura e pela empresa Syngenta, através do projeto Teatro nas Universidades.
Esta Assembleia também foi a última ação das acadêmicas Luciana Bonfim, Fernanda Muller Gehring, Gabriela Lauermann, Daiane Pagnoncelli, Patrícia Frai e Vanessa Borella, como diretoria do C.A.L.; elas integram a diretoria da entidade desde a primeira gestão, em 2010, e, como o estatuto prevê, não podem mais concorrer a direção, pois estão no 4º ano. Em nome de todos os acadêmicos, agradecemos a força e a luta de vocês para que nós estudantes tivéssemos voz, vez, união e representatividade dentro de todas as instâncias da Universidade e do Movimento Estudantil. Obrigado!
Agradecemos aos acadêmic@s que se fizeram presentes.
A diretoria da gestão "De Letras e palavras: o C.A. mostra a cara" (2012-2013) se despede do C.A.L. com imenso orgulho de ter feito parte dessa entidade tão representativa dentro da UNIOESTE e com o sentimento de eterna gratidão a todos os acadêmicos, professores e demais pessoas que contribuíram para o sucesso da nossa gestão.
Obrigado e boa sorte a nova diretoria!
Da esq. para dir.: Luciana, Fernanda, Vanessa, Gabriela, Daiane e Patrícia - Grandes conquistas e dedicação nos três anos frente ao C.A.L. Obrigada! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário