Em razão das eleições para reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), achamos necessário o post que se segue:
O C.A.L. não apóia nenhum candidato em particular. Acreditamos que a melhor forma de decidir em quem votar é a análise das propostas de cada candidato, bem como uma reflexão da atuação destes candidatos ao longo de suas carreiras dentro da Unioeste.
Muito nos preocupa a seriedade e ética de um movimento estudantil que defenda candidato X ou Y. E, já que os debates não andam primando muito pelo respeito mútuo, com acusações e provocações sendo atiradas para todo lado, nos permitimos o nível de informalidade que se segue:
O que mais nos deixa p*tos da vida sobre essas eleições pra reitor é que o nome do Centro Acadêmico de Letras de MCR, bem como o de seus membros, possa ser citado de maneira incorreta e caluniosa por quem defende quaisquer dos candidatos (como já ficamos sabendo que acontece por aí).
Que deixem o CAL de fora de discussões partidárias. Que ninguém ouse atribuir uma bandeira partidária ao CAL. Que ninguém se atreva a dizer que o CAL vota nesse ou naquele candidato. Que ninguém espere do CAL de Marechal C. Rondon panfletagem a favor de fulano, ciclano ou beltrano. Não incluam o CAL em quaisquer picuinhas partidárias - temos a dignidade de conseguir dialogar com todas as partes envolvidas no movimento estudantil, sem pré-julgamentos, sem exclusões. O CAL é pela universidade pública, gratuita e de qualidade, pautada na tríade ENSINO - PESQUISA - EXTENSÃO. O posicionamento político INDIVIDUAL dos membros do CAL (e que pode ser expressado INDIVIDUALMENTE) não se sobrepõe à coletividade que representa. Vocês não verão nenhum membro do CAL usando ~o nome da entidade~ para angariar votos para "este, aquele, ou aquele outro" candidato. Independente dos resultados da eleição, o CAL questionará quaisquer atitudes do futuro reitor que possam vir a ferir os princípios expostos acima, bem como apoiará as atitudes que julgar coerentes - INDEPENDENTEMENTE do futuro reitor/diretor de campus ter sido apoiado, ainda que individualmente - e não como entidade - pelos membros do CAL.
A coincidência de aparecer numa foto de manifestação pelo RU não configura filiação de partido, PELAMORDEZEUS. E não... não se vota em candidato "tal" apenas porque somos próximos do militante X, ou porque nos sentamos na mesma mesa de bar com o militante Y, ou porque sentamos na mesma mesa para discutir assembléias e encontros estudantis com X ou Y. Amigos, amigos; posicionamentos políticos à parte, candidatos a reitor à parte - e lamentamos a atitude de quem acha que a convivência e amizade deve ser definida por/limitada ao seu círculo de filiações partidárias.
Participar das reuniões promovidas pelo DCE não configura filiação de partido, FAZFAVORNÉ. Configura, sim, a vontade de ajudar na construção do movimento estudantil. MENTE quem insinua por aí que os membros do CAL são filiados à UJS. MENTE quem insinua por aí que o CAL apóia "fulano de tal" para reitoria. MENTE - e faz papel de ridículo, simplista e ignorante - quem acha que o CAL é influenciado por amizades que extrapolam a esfera política do movimento estudantil.
Aos que estavam acostumados a encher a boca pra falar da "alienação" dos acadêmicos "deste ou daquele" curso do campus de MCR e não sabem lidar com movimentos de oposição ou independentes/apartidários (como é o caso do atual CAL), SÓ LAMENTAMOS. Acostumem-se a não serem os únicos preocupados com o movimento estudantil na Unioeste.
MENOS INSINUAÇÕES DE CORREDOR, E MAIS ÉTICA NO MOVIMENTO ESTUDANTIL. MENOS PROVOCAÇÕES INFANTIS e ACHISMOS, MAIS DEBATE COM ARGUMENTOS. MENOS INSINUAÇÕES DE CORREDOR, E MAIS >>>CORAGEM<<< PRA POR O TÃO ACLAMADO ~DIÁLOGO~ EM PRÁTICA.
Aprendam com o CAL a tal da "independência política" da qual tanto falam por aí.
No mais, vamos em frente, participando de todas as oportunidades de construção do movimento estudantil. Com RESPEITO e ÉTICA.
Luciana Bonfim - presidente do Centro Acadêmico de Letras Ezequiel Carlos Correia - UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário